LULA EMPOSSADO DISSE...
VAMOS ...CONSTRUIR O PAÍS
rc-redação-ab.pt-02.01.23
BRA-2023/Novo PR
POSSE DO PRESIDENTE ELEITO PELO TSE
3º Mandato
Pós eleição... 1º dia... E já começou a desconstrução..
Luiz Inácio da Silva (Lula), de 77 anos, tomou posse, neste domingo 01.01.23, em Brasília, como Presidente do Brasil pela segunda vez, em 3º mandato, na sua carreira, após já ter exercido o cargo mais alto do país da América do Sul entre 2003 e 2011, numa cerimónia que conta com a presença de cerca de 3º Presidente de República, ou seus mandatários, em representação dos respectivos países.
Sob os auspícios e com a inestimável ajuda do Ministro Alexandre de Morais, presidente do (TSE) Tribunal Superior Eleitoral e com o aval e permanente da maioria dos ministros do (STF) Supremo Tribunal Federal, Lula venceu, o 2º Turno (intensamente contestado e não esclarecido), das eleições presidenciais de 30 de outubro de 2022, derrotando por margem mínima (1,8%) o incólume e maior Presidente da República eu o Brasil já teve, ao longo de suja história, Jair Bolsonaro.
O ex-presid.... Luís Inácio Lula da Silva, nas urnas inauditáveis, mas infalíveis, segundo o TSE, obteve, supostamente, 50,9% (cerca de 60 milhões) de votos, contra 49,1% por cento (58,2 milhões de votos) do seu opositor.
“Não vamos tolerar o desmatamento [da Amazónia] e do ambiente. Responderemos ao terror e à violência com a força e dureza da lei. Ao ódio, com amor, ou não tivéssemos vencido um adversário inspirado pelo fascismo (provavelmente alguém quis fazer piada, fornecendo-lhe informações erradas sobre isso e a verdadeira democracia) e comigo, ditadura nunca mais: é democracia para sempre. Assumo o compromisso de ...construir o país”, afirmou Lula, numa cerimónia seguida por alguns poucos brasileiros, talvez uma centena, pouco mais ou menos, no exterior do Palácio do Planalto e rodeada de fortes medidas de segurança, face aos Chefes de Estado convidados.
“A minha missão é impedir o autoritarismo no Brasil. Por isso vos digo que o ‘Portal da Transparência’ estará de novo acessível com toda a informação. Não carregamos o ânimo de ‘revanche’ [vingança] dos que tentaram subjugar a nação aos seus desígnios pessoais, políticos e ideológicos”, foi mais um dos reparos que deixou a Jair Bolsonaro, o Presidente do Brasil ora empossado, juntamente com um Governo agigantado de 37 ministros, para um mandato previsível de quatro anos, até 31 de dezembro de 2026.
Mín. 15° Máx. 18°