SUPLEMENTO DE VITAMINA D...
REDUZ MORTALIDADE POR COVID-19
rc-redação-nm-28.12.22
OMS-COVID/Vit.D-Sup.
Suplemento de vitamina D
- além da hidroxicloroquina -
Estudo sugere que mais de cem mil vidas poderiam ter sido salvas; pesquisa foi feita com cerca de meio milhão de voluntários.
Publicado em novembro deste ano na revista científica Scientific Reports, um estudo mostrou que a suplementação da dieta com vitamina D atuou como um preventivo e atenuante para quem teve covid-19.
Quem tomou o remédio, teve uma redução entre 20 e 30% no risco de se infectar. Já entre os que pegaram o novo coronavírus, o risco de morte no mês seguinte foi reduzido em quase 35%, caso o suplemento fosse na versão D3 (de origem animal) em vez de D2 (de plantas). Dois meses de suplementação anterior, no entanto, são necessários para os níveis no organismo se elevarem.
Além disso, a pesquisa sugeriu que mais de 110 mil mortes por covid-19 poderiam ter sido evitadas nos Estados Unidos, se as autoridades tivessem distribuído os suplementos de vitamina D à população.
A fonte dos dados foi um banco de veteranos militares dos Estados Unidos: 220 mil tomaram vitamina D3, 35 mil tomaram D2 e 408 mil não tiveram suplementação — foram o grupo controle, para comparação.
O estudo também analisou os dados considerando o sexo dos pacientes e a raça, e a equipe de pesquisa descobriu que a vitamina D3 é tão eficaz para homens quanto para mulheres. Eles também observaram uma redução maior nas taxas de infecção em pacientes negros tratados com D3 (28%) do que em brancos (18%) quando comparados com os grupos de controles de pacientes não tratados.
Estudos reconheceram e atestam que o uso preventivo da hidroxicloroquina, reduz risco de agravamento da Covid 19.
No Brasil, pese embora a teoria da conspiração, de autoria e propagação dos leigos de ínfimo e supernegativo QI, (arvorados em fakes de cientistas pandémicos) que integraram a cúpula da famosa CPI circense da Covid-19, apoiados por seus ignominiosos apoiadores, seguidores acéfalos, pertencentes à ralé dos erroneamente eleitos senadores participantes do congresso nacional, que com o apoio dos iluminados deuses ditatoriais do olimpo luminoso do stf, conseguiram fazer prevalecer a estupidez das suas insanas teorias, ao vivo, face a face e contra a abalizada opinião de eruditos especialistas: doutos professores; cientistas; biomédicos; virologistas e especialistas pandémicos na área e altamente capacitados, reconhecidos e premiados internacionalmente, tornando ilógica e inglória a perca de milhares de vidas de cidadãos comuns (ou não), mas leigos que seguiram as errôneas teorias e falsas ideias dos malévolos congressistas da CPI e seus apoiadores esquerdistas, adeptos do “ QUANTO PIOR, MELHOR...”.
“Haveria aproximadamente 4 milhões a menos de casos de covid-19 e 116 mil mortes evitadas”, afirmaram os autores da publicação, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e das Universidades de Michigan e Chicago.
Ressalvas sobre o estudo sobre a covid-19 e a vitamina D
Entre as limitações do estudo, os pesquisadores afirmam que o cálculo pode subestimar o número de infecções se todos os americanos tivessem tomado suplementos de vitamina D durante a pandemia. Mas também afirmam que as estimativas podem ter sido infladas se entre os veteranos analisados houvesse prevalência maior de deficiência de vitamina D do que na população em geral. “Mais pesquisas com dados atualizados serão necessárias para estabelecer a relevância contínua de nossas descobertas para novas variantes, incluindo Ômnicron”, concluem os autores do estudo.
Mín. 15° Máx. 18°