FCP CAMPEÃO PORTUGUÊS...
PORTO VENCEU 1ª LIGA 2021/22
rc-redação- ab.pt-09.05.22-
POR-1ªLIGA/Fut
Golo de Zaidu fez a diferença e valeu o campeonato antecipado DA 1ª Liga 2021/22
O FC Porto saiu campeão da Luz num clássico pobre que ficou muito aquém das expetativas, conseguindo o Dragão juntar o sabor máximo com um golo de Zaidu aos 90+4, um herói improvável, que rendeu mais um triunfo decisivo na casa do rival, mesmo que o empate servisse aos azuis-e-brancos.
A festa foi da equipa de Sérgio Conceição no relvado da Luz, depois de um encontro que até parecia condenado a não passar do nulo, chegando a ter momentos prolongados demasiado enfadonhos, com o agora campeão nacional a evitar riscos ao máximo e o Benfica, reformulado na frente, sem Everton nem Diogo Gonçalves, com Lazaro e Gil Dias nos seus lugares, a não encontrar forma de marcar superioridade evidente, nem impor um ritmo capaz de apertar o adversário no seu último reduto. Da primeira parte ficou apenas uma grande ameaça de Taremi, isolado por Otávio, que acaba por rematar em esforço para grande defesa de Vlachodimos. O resto da partida foi deveras monótono, embora as duas equipas tenham protestado e pedido punição severa para Vertonghen, entrada dura na fase inicial, e para Grujic, carrinho fora de tempo sobre Lazaro.
A segunda metade arranca com sinal mais do FC Porto e Evanilson de fora fez brilhar rapidamente Vlachodimos. Pouco depois, o Benfica celebrou durante algum tempo o golo, num excelente momento individual de Darwin. O lance foi para revisão no VAR e o golo do uruguaio acabou anulado por 2 centímetros. A partida volta a ficar repartida mas insossa, sem alarmes junto das balizas. Na etapa final surgem as ameaças, primeiro por Vitinha num disparo de fora que deu para assustar Vlachodimos. Na resposta é o marroquino Taarabt, mais em jeito, a aplicar um remate colocado, travado em dificuldade pelo guarda-redes do FC Porto. No último suspiro e balanceamento do Benfica, a sentença é dada pelos dragões num contra-ataque vertiginoso de Pepê concluído por Zaidu. O brasileiro fez tudo bem e o nigeriano foi irrepreensível na finalização. O Dragão saiu campeão e saiu a vencer da Luz como o fizera também em 2010/11.
Mín. 18° Máx. 24°