BRASIL E PORTUGAL
BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA
rc-j.p.monteiro-en-06.05.22-
BRA-POR/Independência
(vídeo)
O Brasil celebra em setembro o bicentenário do grito do Ipiranga, com o qual D. Pedro IV declarou a independência.
Portugal vai participar ao mais alto nível nestas comemorações e razões não faltam, como referiu Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, ao receber o presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, em Brasília.
As duas pátrias, os dois países são irmãos. Nenhuma animosidade desde a sua independência que foi feita por um português
Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados do Brasil
O presidente da Assembleia da República aceitou o convite para estar no Brasil no dia 7 de Setembro e sublinhou uma particularidade deste bicentenário.
Não conheço outro caso de um país que esteja a celebrar a sua independência, convidando formalmente para se associar à celebração dessa independência o país de que se tornou independente
Augusto Santos Silva
Presidente da Assembleia da República Portuguesa
O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, também já confirmou a presença nestas comemorações que se querem singulares.
Por exemplo, as autoridades brasileiras gostariam de levar temporariamente o coração de D. Pedro, que se encontra em Portugal, até ao país onde o corpo do monarca está sepultado. Um desejo que está a atualmente a ser analisado.
Mín. 18° Máx. 24°