Sexta, 30 de Julho de 2021 14:35
Brasil BRA-MARCO CIVIL

LEI DA MORDAÇA NO YOU TUBE

PLATAFORMA REMOVEU ILEGALMENTE 15 VÍDEOS DE BOLSONARO

24/07/21 19h53 Atualizada há 6 dias
54.382
Por: Rui Candeias Fonte: rc-b.galgane-tl
LEI DA MORDAÇA NO YOU TUBE

LEI DA MORDAÇA NO YOU TUBE

PLATAFORMA REMOVEU ILEGALMENTE 15 VÍDEOS DE BOLSONARO

rc-b.galgane-tl-22.97.21

BRA-MARCO CIVIL INTERNET

A plataforma de vídeos YouTube decidiu nessa quarta-feira (21) remover da plataforma 15 vídeos do presidente da República, Jair Bolsonaro. A Big Tech alega que o líder do Executivo brasileiro supostamente violou regras da plataforma por divulgar informações médicas falsas sobre a Covid-19. O canal do presidente pode estar próximo de ser derrubado.

“Nossas regras não permitem conteúdo que afirma que hidroxicloroquina e/ou ivermectina são eficazes para tratar ou prevenir Covid-19; garante que há uma cura para a doença; ou assegura que as máscaras não funcionam para evitar a propagação do vírus”, afirmou a plataforma em comunicado enviado.

Dentre os 15 vídeos removidos pelo YouTube, 14 eram lives do presidente. Com a remoção dos vídeos, a conta do presidente Bolsonaro recebeu um alerta e sofrerá um strike caso ocorra uma próxima violação, ficando inicialmente por uma semana sem poder usar o canal.

Sobre as medidas tomadas, a Big Tech alegou que “estão de acordo com a orientação das autoridades de saúde locais e globais”, e que as políticas internas foram mudadas para seguir essas orientações.

“Aplicamos nossas políticas de forma consistente em toda a plataforma, independentemente de quem seja o produtor de conteúdo ou de visão política”, informou o texto.

A comentarista política Fabiana Barroso, durante o Boletim da Noite de quarta-feira (21), destacou a importância da legislação brasileira vigente, que é o Marco Civil da Internet, e que deve ser cobrada a aplicação.

Pelo Marco Civil, pelas nossas leis não é admitido de forma alguma remoção de conteúdo de qualquer que seja a plataforma, a não ser nos casos específicos de que exista uma denúncia da própria vítima e que está expondo algo íntimo. Qualquer outro entendimento que venham a ter o Supremo ou as plataformas, mais tarde – às vezes a justiça demora, mas ela vem -, eles responderão pelas penalidades que estão contidas no Marco Civil da Internet”, explicou a comentarista.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

° Sensação
6.1 km/h Vento
41.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Domingo (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias