Sexta, 30 de Julho de 2021 14:10
Brasil BRA-IMPEACHMENT

CÁRMEN LÚCIA NEGOU

RECUSADO PEDIDO PARA LIRA ANALISAR IMPEACHMENT

22/07/2021 17h56 Atualizada há 7 dias
54.373
Por: Rui Candeias Fonte: rc-b.galgane-tl
CÁRMEN LÚCIA NEGOU

CÁRMEN LÚCIA NEGOU

STF RECUSOU PEDIDO PARA OBRIGAR LIRA A ANALISAR IMPEACHMENT

rc-b.galgane-tl-22.97.21

BRA-IMPEACHMENT

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), recusou nessa quarta-feira (21) o pedido do PT para obrigar o presidente da Câmara, Arthur Lira, a examinar o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A ação foi impetrada pelo deputado federal Rui Falcão e pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Segundo os petistas, o presidente da Câmara tinha a obrigação de se manifestar sobre a admissibilidade de um pedido de impeachment feito em 2020.

No entanto, para a ministra da Suprema Corte, o mandado de segurança encaminhado pelos petistas ao STF não é a via mais adequada para pedir que o presidente da Câmara seja obrigado a analisar o impeachment do presidente. Cármen Lúcia também afirmou que não há omissão de Lira a ser analisada pelo Judiciário.

“Não se presta o mandado de segurança para sanar a alegada omissão legislativa para o qual a lei não impõe prazo, que é aquele relativo à apreciação dos pedidos de impeachment apresentados à Câmara dos Deputados”, disse a ministra.

“Não há como dar seguimento regular ao presente mandado de segurança, faltante demonstração de direito subjetivo, líquido e certo dos impetrantes ao comportamento buscado e a ser imposto e de ato omissivo da autoridade apontada como coatora [Lira]”, acrescentou a togada.

No pedido de impeachment, o presidente da República é acusado de participar de manifestações com supostas “pautas antidemocráticas”.

Um pedido semelhante foi feito ao Supremo pelo PDT, mas o ministro Luiz Fux, presidente do STF, decidiu que a ação não é urgente a ponto de ser julgada durante o plantão do Judiciário.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 14h06 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

° Sensação
6.1 km/h Vento
41.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Domingo (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias