Sexta, 30 de Julho de 2021 13:11
Mundo HTI-PR/LUTO

LUTO NO HAITI

PRESIDENTE DO PAÍS ASSASSINADO

07/07/2021 16h06 Atualizada há 3 semanas
32.978
Por: Rui Candeias Fonte: rc-e.carneiro-tl
LUTO NO HAITI

LUTO NO HAITI

PRESIDENTE DO PAÍS ASSASSINADO NESTA MADRUGADA

rc-e.carneiro-tl-07.07.21

HTI-PR/LUTO

O presidente do Haiti, Jovenel Moïse, foi morto em um ataque à residência oficial do governo na capital Porto Príncipe na madrugada desta quarta-feira (7).

A informação foi dada hoje pelo primeiro-ministro do país, Claude Joseph.

A primeira-dama, Martine Moïse, levou um tiro e foi internada em estado grave, num hospital da capital.

“Um grupo de indivíduos não identificados, alguns dos quais falavam em espanhol, atacou a residência privada do presidente da República, por volta de uma da manhã e feriu mortalmente o Chefe de Estado”, informou o premiê à imprensa.

O assassinato ocorre dois meses antes das eleições presidenciais e legislativas convocadas para setembro. Nesses pleitos, Moïse não poderia se candidatar.

O presidente havia convocado para a mesma data um referendo para aprovar uma nova Constituição, projeto que não teve apoio da oposição nem da comunidade internacional.

O Haiti vem passando por uma forte crise política desde meados de 2018 e viveu seu momento mais grave em 7 de fevereiro, quando Moïse denunciou que a oposição, com o apoio dos juízes, estava tramando um golpe de Estado.

O analista político Carlos Dias comentou no Boletim da Manhã desta quarta-feira (7) sobre a instabilidade que há anos assola o Haiti.

“A crise no Haiti se arrasta há muito tempo, e como podemos observar que é uma crise de ordem econômica, não se falou absolutamente nada com relação à Covid-19, pelo menos não vejo nas notícias a instabilidade sendo gerada pelo combate ao vírus. É uma instabilidade política gravíssima, diversos grupos tendem a disputar o poder de uma maneira violenta, é um país dilacerado, destruído economicamente e que não tem uma unidade nacional”, ressaltou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 13h06 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

° Sensação
5.2 km/h Vento
41.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Domingo (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias