Sexta, 30 de Julho de 2021 14:17
Brasil BRA-PR/STF

ANDRÉ MENDONÇA NO STF

PARA O LUGAR DE MARCO AURÉLIO

06/07/2021 19h14
38.975
Por: Rui Candeias Fonte: rc-j.mari-yahoo
ANDRÉ MENDONÇA NO STF

ANDRÉ MENDONÇA NO STF

PARA O LUGAR DE MARCO AURÉLIO, BOLSONARO CONFIRMA ANDRÉ MENDONÇA

rc-j.mari-yahoo-06.07.21

BRA-PR/STF

Mendonça irá substituir o ministro Marco Aurélio Mello, decano no Supremo, que irá se aposentar no próximo dia 12 de julho, quando completará 75 anos (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou a aliados, nesta terça-feira (6), que indicará o advogado-geral da União, André Mendonça, como novo ministro do STF

Mendonça irá substituir o ministro Marco Aurélio Mello, decano no Supremo, que irá se aposentar no próximo dia 12 de julho, quando completará 75 anos

Esse será o segundo nome indicado por Bolsonaro ao STF desde que assumiu a presidência em 2019; ano passado, o presidente nomeou Kassio Nunes Marques no lugar de Celso de Mello

O presidente Jair Bolsonaro confirmou a aliados, nesta terça-feira (6), que indicará o advogado-geral da União, André Mendonça, como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mendonça irá substituir o ministro Marco Aurélio Mello, decano no Supremo, que irá se aposentar no próximo dia 12 de julho, quando completará 75 anos. 

De acordo com o jornal O Globo, a confirmação aconteceu durante reunião ministerial realizada nesta manhã no Palácio da Alvorada. O anúncio oficial e o encaminhamento do nome do novo ministro ao Senado devem acontecer na segunda quinzena de julho.

Segundo aliados, Bolsonaro afirmou aos ministros que vai mesmo indicar André Mendonça. "Todos sabem que é a minha vontade", teria dito o presidente.

Já era esperado que Bolsonaro nomeasse Mendonça. Dos nomes cogitados para o STF, o do advogado-feral da União era o mais cogitado por manter bom diálogo com seus futuros colegas. Além disso, Mendonça se tornou uma espécie de interlocutor do governo no tribunal no governo Bolsonaro. 

Quando for nomeado oficialmente pelo presidente da República, Mendonça precisa ser aprovado em sabatina pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.

O primeiro escolhido por Bolsonaro foi o ministro Nunes Marques, que assumiu uma cadeira com a aposentadoria de Celso de Mello, em outubro do ano passado (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Mendonça tem 48 anos e é servidor de carreira da AGU (Advocacia-Geral da União), desde 2000. Natural de Santos (SP), já foi também assessor especial da CGU (Controladoria-Geral da União).

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru, em 1993, o novo ministro da Justiça fez mestrado na Universidade de Salamanca, na Espanha, sobre Corrupção e Estado de Direito e é doutorando na mesma instituição com o projeto Estado de Direito e Governança Global. Ele também é pós-graduado em Direito Público pela Universidade de Brasília.

À época pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Mendonça já era cotado como o ministro que poderia ser indicado para a vaga ao STF.

Enquanto advogado-geral da União, Mendonça teve uma atuação discreta e sempre adotou uma posição alinhada com a de Bolsonaro. Defendeu, por exemplo, que o combate à doença nos estados e municípios deve acontecer “sem abuso ou punitivismo”.

Segundo indicado por Bolsonaro ao STF

Com mais de 30 anos só no Supremo, Marco Aurélio, indicado à corte pelo ex-presidente Fernando Collor, tem 42 anos de serviços públicos.

Um dos mais polêmicos ministros do STF, Marco Aurélio assumiu uma cadeira na corte em junho de 1990, vindo da Justiça do Trabalho. 

Com sua aposentadoria e a nomeação de Mendonça, esse será o segundo nome indicado por Bolsonaro ao STF desde que assumiu a presidência em 2019.

O primeiro escolhido por Bolsonaro foi o ministro Nunes Marques, que assumiu uma cadeira com a aposentadoria de Celso de Mello, em outubro do ano passado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 14h06 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

° Sensação
6.1 km/h Vento
41.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Domingo (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias