Sexta, 30 de Julho de 2021 14:13
Brasil BRA-STF

PR PODE PROPOR MUDANÇAS NO STF

JÁ QUE BARROSO DEFENDE NOVO REGIME DE GOVERNO

06/07/2021 19h02 Atualizada há 3 semanas
39.659
Por: Rui Candeias Fonte: rc-b.galgane-tl
PR PODE PROPOR MUDANÇAS NO STF

PR PODE PROPOR MUDANÇAS NO STF

JÁ QUE BARROSO DEFENDE MUDANÇA DO REGIME DE GOVERNO NO BRASIL

rc-b.galgane-tl-06.07.21

BRA-STF

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), defendeu a implementação do semipresidencialismo no país para 2026. A declaração ocorreu durante um simpósio da Câmara sobre sistema político na última segunda-feira (5).

No regime de semipresidencialismo, o presidente da República continua sendo eleito por eleições diretas, porém é introduzida a figura de um primeiro-ministro, que é indicado pelo presidente eleito.

“Será o primeiro-ministro quem conduzirá o varejo político. E há possibilidade de destituição não traumática do primeiro-ministro se ele tiver perdido a sustentação política. O presidente não participa do varejo político”, disse Barroso. O ministro disse ainda que defende essa ideia para que não haja mais nenhum “interesse posto em mesa”. 

Logo depois do posicionamento de Barroso, o ministro Gilmar Mendes foi às redes sociais para elogiar a proposta do semipresidencialismo. “As sucessivas crises do nosso sistema – com incansáveis invocações de impeachment – reclamam uma reforma que garanta a corresponsabilidade do Congresso Nacional nos deveres de governo. Representatividade e governabilidade podem andar juntas”, escreveu o ministro.

O jornalista político Max Cardoso criticou durante o Boletim da Manhã de terça-feira (6) o posicionamento de Barroso. O jornalista questionou ainda o que aconteceria se fosse o presidente Bolsonaro sugerindo uma mudança como essa.

“Imagina se o Bolsonaro fizesse um simpósio na Câmara querendo mudar como o nosso sistema judiciário é feito. O que ia acontecer? Agora, não tem problema o Judiciário querer mudar os poderes do presidente, do chefe maior do Executivo”, afirmou o jornalista.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

° Sensação
6.1 km/h Vento
41.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Domingo (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias