Sexta, 30 de Julho de 2021 13:21
Mundo USA-MELIOIDOSE

BACTÉRIA RARA E MORTAL

DETETADA NOS EUA, ESPECIALISTAS TEMEM SURTO DE DOENÇA

06/07/2021 18h39
33.760
Por: Rui Candeias Fonte: rc-n.rosa-yahoo
BACTÉRIA RARA E MORTAL

BACTÉRIA RARA E MORTAL

DETETADA NOS EUA, ESPECIALISTAS TEMEM SURTO DE DOENÇA

rc-n.rosa-yahoo-06.07.21

USA-MELIOIDOSE

Uma infecção bacteriana rara, mas mortal, está sendo investigada nos Estados Unidos pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o CDC. A infecção, chamada de melioidose, é provocada pela bactéria Burkholderia pseudomallei, e três casos estão sendo investigados nos estados do Kansas, Minnesota e Texas.

Dois dos pacientes diagnosticados com a infecção eram adultos, um homem e uma mulher, e o terceiro ainda era criança. O primeiro caso, do homem, foi descoberto em março deste ano e foi fatal. Os restantes aconteceram em maio, sem mortes. Uma pessoa ainda está hospitalizada e a outra foi transferida para uma unidade de cuidados provisórios para receber melhor tratamento.

Nenhum dos pacientes infectados pela Burkholderia pseudomallei contam com histórico de viagens para fora do país norte-americano, como já aconteceu em casos anteriores, e os cientistas acreditam que eles contraíram a doença a partir da mesma origem, que seria um produto de origem animal, provavelmente importado.

A bactéria costuma ser encontrada em regiões de climas tropicais, como no norte da Austrália e no sudeste da Ásia. A contaminação é rara, mas pode acontecer quando há contato direto com o solo, água ou alimentos contaminados, e o tratamento consiste na ingestão de antibióticos durante um período de duas a oito semanas.

Sintomas

Os três pacientes com melioidose, segundo o CDC, relataram sintomas como tosse, falta de ar, fraqueza, fadiga, náusea, vômito, febre intermitente, erupção cutânea no tronco, abdômen e no rosto. Também podem ocorrer outros sintomas, como dor localizada, ulceração, dor no peito, dores de cabeça, anorexia, desconforto abdominal, dores nas articulações, perda de peso, convulsões, entre outros. A melioidose tem letalidade que varia de 10% a 50% e afeta mais agressivamente pessoas com doença pulmonar crônica, doença renal, diabetes ou alcoólatras.

Os infectologistas estão recomendando à população dos Estados Unidos que, caso haja algum sintoma, procurem atendimento médico o quanto antes. A gravidade e a origem da bactéria no país estão sendo investigadas.

Fonte: Canaltech

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
OMS e Saúde Mundial
Sobre OMS e Saúde Mundial
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

° Sensação
5.2 km/h Vento
41.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Domingo (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias