Quinta, 17 de Junho de 2021 21:10
Brasil BRA-GOV.FED. /PR

BOLSONARO VAI AO STF

JB QUESTIONARÁ MEDIDAS RESTRITIVAS DE GESTORES LOCAIS

28/05/2021 18h27 Atualizada há 3 semanas
19.972
Por: Rui Candeias Fonte: rc-i.costa-tl
BOLSONARO VAI AO STF

BOLSONARO VAI AO STF

JB QUESTIONARÁ MEDIDAS RESTRITIVAS IMPOSTAS POR GESTORES LOCAIS

rc-i.costa-tl-27.05.21

BRA-GOV.FED. /PRESIDENTE

O presidente Jair Bolsonaro deve enviar nos próximos dias ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação questionando a atitude de alguns governadores e prefeitos que estão impondo medidas restritivas à população durante a pandemia da Covid-19.

O texto está sendo preparado pela Advocacia Geral da União (AGU). A intenção é que os gestores locais apresentem justificativa para qualquer tipo de restrição, e essa só poderá valer depois que passar, obrigatoriamente, pelo crivo Legislativo local.  A ação da AGU começou a ser construída depois de um encontro entre o presidente Bolsonaro e o presidente do STF, Ministro Luiz Fux.

No Boletim da Manhã de hoje (27), o analista político e comentarista do Terça Livre, José Carlos Sepúlveda, avaliou que essa ação é algo que pode ser válido como medida para emparedar tanto a Suprema Corte quanto os próprios governadores e prefeitos. “Pensando rapidamente, do ponto de vista estratégico, eu não sei o que isso pode trazer. Mas isso ao mesmo tempo vai deixar um constrangimento tanto para o Supremo, quanto para esses governadores e prefeitos. Não foi o Supremo que decidiu que eles (os gestores locais) que conheciam in loco as circunstâncias? Bom, agora nós queremos saber. Se eles conhecem in loco as circunstâncias, que eles se expliquem. Ou isso tudo foi uma articulação política e usaram a pandemia para criar um caos no país? ”, disse o analista.

O apresentador Max Cardoso também lembrou que as medidas restritivas já se mostraram ineficazes em muitos locais. “Qual é a justificativa para você continuar agindo de uma maneira que todos os dados que você coletou no ano passado mostraram que não resolveram? Muito pelo contrário, um estudo de Pernambuco mostrou um aumento de 10,5% das mortes por Covid em locais que tiveram lockdown”.

Conforme já noticiou o Terça Livre, o estudo da Universidade Federal de Pernambuco aponta que em qualquer caso de isolamento social, quanto maior for a medida de isolamento, maior será o número de pico de mortes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
11°
Chuva

Mín. 11° Máx. 16°

11° Sensação
7.2 km/h Vento
84.5% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 16°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 17°

Chuva e trovoadas
Ele1 - Criar site de notícias