Quinta, 17 de Junho de 2021 20:58
Brasil BRA – COVID/CPI

HAJA PROTEÇÃO ...

GOVERNADORES AVALIAM IR AO STF PARA NÃO DEPOREM

27/05/2021 18h48 Atualizada há 3 semanas
19.517
Por: Rui Candeias Fonte: rc-b.lima-tl
HAJA PROTEÇÃO ...

HAJA PROTEÇÃO ...

GOVERNADORES AVALIAM RECURSO AO STF PARA NÃO DEPOREM NA CPI

rc-b.lima-tl-27.05.21

BRA – COVID/CPI

Após notícias de que requerimentos de convocação para depoimento de governadores na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado Federal, alguns chefes dos executivos estaduais passaram a avaliar a ideia de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para invalidar a participação.

As informações foram divulgadas pela CNN Brasil, antes da aprovação dos requerimentos.

Conforme o Terça Livre noticiou, os senadores membros da CPI aprovaram na tarde de ontem um requerimento que pede a convocação de nove governadores e um ex-governador como testemunhas.

Foram convocados o governador Wilson Lima, do Amazonas; Ibaneis Rocha, do Distrito Federal; Waldez Góes, do Amapá; Helder Barbalho, do Pará; Marcos Rocha, de Rondônia; Antonio Denarium, de Roraima; Carlos Moisés, de Santa Catarina; Mauro Carlesse, de Tocantins; e Wellington Dias, do Piauí.

De acordo com as informações atualizadas, os políticos pretendem recorrer em conjunto ao STF contra o requerimento da convocação.

Uma decisão do ministro Marco Aurélio, em 2012, abriu precedente para esse tipo de ação, quando permitiu que o governador de Goiás, Marconi Perillo, não comparecesse à CPMI do Cachoeira, uma comissão mista entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Na época, o ministro do STF concedeu a liminar sob o argumento de que uma comissão de inquérito do Congresso Nacional não poderia impor a presença de um chefe do Poder Executivo.

O assunto esteve na pauta do Boletim da Noite desta quarta-feira (26). Ao analisar o cenário, o analista político do Terça Livre, Italo Lorenzon, avaliou que os governadores podem até não comparecer à Comissão, mas que seus secretários de Saúde devem realizar o depoimento para explicar as medidas em seus respectivos estados.

“Alguém tem que ir”, completou o jornalista Allan dos Santos, ao comentar que os senadores não podem deixar que informações sejam omitidas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 20h51 - Fonte: Climatempo
11°
Chuva

Mín. 11° Máx. 16°

11° Sensação
7.2 km/h Vento
84.5% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 16°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 17°

Chuva e trovoadas
Ele1 - Criar site de notícias