Quinta, 17 de Junho de 2021 20:00
Brasil BRA - TCU

UNIVERSIDADES FEDERAIS

TCU AUTORIZA INVESTIGAÇÃO DE GASTOS

21/05/2021 19h18 Atualizada há 4 semanas
17.997
Por: Rui Candeias Fonte: rc-b.galgane-tl
UNIVERSIDADES FEDERAIS

UNIVERSIDADES FEDERAIS

TCU AUTORIZA INVESTIGAÇÃO DE GASTOS

rc-b.galgane-tl-21.05.21

BRA - TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU), na última quarta-feira (19), autorizou a investigação dos gastos das universidades federais brasileiras. A auditoria visa a apurar a gestão e a eficiência das administrações das universidades, além de apurar a utilização da verba recebida pelas mesmas.

Após um pedido feito pela procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado, o ministro do TCU Raimundo Carreiro apontou que atualmente os partidos políticos dominam os centros acadêmicos, abastecidos com o dinheiro dos pagadores de impostos.

O ministro destaca ainda que, em respeito aos impostos pagos e o trabalho do contribuinte, é urgente saber o destino do montante. Carreiro também defendeu que entrem na mira do TCU despesas autorizadas no passado por reitores.

Como exemplo, o ministro do TCU criticou o descaso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o Museu Nacional do Rio, que foi destruído por um incêndio, em 2018. “É questão política. Tem que voltar 10 anos atrás e entender o que se passa na UFRJ”, declarou Carreiro.

Ao mencionar que as universidades brasileiras são o maior polo de consumo de recursos federais em cada um dos estados, o ministro Walton Alencar Rodrigues observou que “a União despeja nas universidades mais dinheiro do que em qualquer outra atividade. O orçamento da UFRJ gravita na ordem dos bilhões”.

Após o ministro Benjamin Zymler sugerir que sejam feitas duas auditorias – uma para apurar os cortes e a gestão dos recursos e outra para avaliar a governança das universidades públicas -, o ministro Augusto Nardes, relator do processo, garantiu que irá levar à sua equipe técnica a sugestão.

O relator do processo também observou que todas as sugestões serão analisadas tecnicamente antes da instalação da auditoria.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 19h51 - Fonte: Climatempo
11°
Chuva

Mín. 11° Máx. 16°

11° Sensação
8.4 km/h Vento
85.2% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 16°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 17°

Chuva e trovoadas
Ele1 - Criar site de notícias