Quinta, 17 de Junho de 2021 20:56
Brasil BRA-UFRJ

OP NO JACAREZINHO RJ

NÚCLEO DA UFRJ ADMITE ERRO E ENVIA NOVO VÍDEO A FACHIN SOBRE OPERAÇÃO

18/05/2021 18h25 Atualizada há 4 semanas
15.759
Por: Rui Candeias Fonte: rc-b.galgane-tl
OP NO JACAREZINHO RJ

OP NO JACAREZINHO RJ

NÚCLEO DA UFRJ ADMITE ERRO E ENVIA NOVO VÍDEO A FACHIN SOBRE OPERAÇÃO

rc-b.galgane-tl-18.05.21

BRA-UFRJ

O Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária da UFRJ admitiu no último dia 7 de maio que enviou ao ministro Edson Fachin (STF) um vídeo falso sobre a operação policial na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.

O Núcleo pediu a exclusão do vídeo errado e encaminhou um novo arquivo: uma reportagem da agência de notícias AFP.

Após o recebimento do vídeo falso, o ministro da Suprema Corte o utilizou para pedir a abertura de uma investigação sobre a operação da Polícia Civil na comunidade do Jacarezinho. Segundo Fachin, o Ministério Público deveria investigar “indícios” de uma suposta “execução arbitrária” durante a operação.

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro apontou que as imagens ao STF seriam, na verdade, uma ação de criminosos, do Sul do país, usando fardamento policial.

A assessoria do ministro Fachin informou que “caberá ao MP e PGR avaliarem e inclusive atestarem a veracidade do conteúdo”.

Durante a operação na comunidade, 28 pessoas morreram, entre esses o policial civil André Leonardo de Mello Frias, de 48 anos, que foi assassinado com um tiro na cabeça.

Segundo a Polícia Civil, os criminosos que vieram a óbito eram “soldados” do tráfico e vinham aliciando crianças e adolescentes para integrar a facção que domina o território. A Polícia apontou ainda que os traficantes se utilizavam de estratégias “típicas de guerra”.

Ainda no ano passado, o ministro Edson Fachin proibiu operações policiais nas favelas do RJ, exceto em casos excepcionais. Em Plenário, a Suprema Corte endossou a decisão.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 20h51 - Fonte: Climatempo
11°
Chuva

Mín. 11° Máx. 16°

11° Sensação
7.2 km/h Vento
84.5% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 16°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 17°

Chuva e trovoadas
Ele1 - Criar site de notícias