Quinta, 17 de Junho de 2021 21:12
Mundo ISR-TERRORISMO

ISRAEL SOB ATAQUES

HAMAS E JIHAD ISLÂMICA LANÇAM MAIS DE 200 MÍSSEIS DESDE GAZA

13/05/2021 18h06 Atualizada há 1 mês
12.515
Por: Rui Candeias Fonte: rc-b.galgane-tl
ISRAEL SOB ATAQUES

ISRAEL SOB ATAQUES

HAMAS E JIHAD ISLÂMICA LANÇAM MAIS DE 200 MÍSSEIS DESDE GAZA

rc-b.galgane-tl-13.05.21

ISR-TERRORISMO

O grupo terrorista Hamas lançou nesta segunda-feira (10), em conjunto com a Jihad Islâmica, mais de 200 mísseis contra Israel. As informações são referentes até por volta da uma da manhã em Israel (22h no Brasil). 

Os mísseis foram lançados contra civis de várias cidades da região Sul como Ashkelon e Sderot, bem como contra civis de Jerusalém e Beit Shemesh, porém muitos desses mísseis foram interceptados por defesas antimísseis. Mesmo assim, dezenas de pessoas foram mortas e centenas feridas.

O exército inicialmente respondeu atacando algumas bases de lançamento de mísseis do Hamas e destruiu um túnel que os terroristas estavam construindo para tentar invadir Israel.  

Os eventos foram desencadeados por terroristas de Gaza, atirando na área de Jerusalém pela primeira vez desde a guerra de 2014, cruzando o que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, chamou de “linha vermelha”.

De acordo com Ricardo Gancz, correspondente de Israel do site Brasil Sem Medo (BSM), Sirenes estão soando em diversas regiões.

“Existe um sistema de sirenes de alerta que soam toda vez que há um perigo imediato de um míssil. Quando um míssil é detectado, avaliam os lugares onde ele pode cair e soam sirenes nesses lugares. Ao mesmo tempo, o sistema antimísseis é ativado para tentar interceptar mísseis que têm maior chance de cair em zonas habitadas”. 

Devido ao constante risco iminente de bombardeios, muitas prefeituras da zona central do país – Tel Aviv, Ramat Gan, Bnei Brak e outras – deixaram os abrigos públicos totalmente destrancados e também orientaram as pessoas para deixar abertos e com fácil acesso os prédios que possuem abrigos.

A violência na região aumentou depois que Israel celebrou o “Dia de Jerusalém”, marcando sua captura de Jerusalém Oriental na guerra árabe-israelense de 1967. Israel vê toda Jerusalém como sua capital, incluindo a parte oriental, anexada após a guerra de 1967. Já os palestinos querem Jerusalém Oriental como capital de seu estado.

De acordo com o repórter do BSM, “os ataques terroristas se renovaram de forma lenta e gradual desde que Joe Biden assumiu a presidência americana”. 

“Biden já indicou que irá mudar a política de Trump, que levou a um acordo dito impossível, o reconhecimento e cooperação entre Israel e outros países árabes do Oriente Médio. Biden também assinalou que irá pressionar Israel e favorecer os terroristas”, disse Ricardo Gancz. “Biden voltou a dar dinheiro para a UNRWA e voltou a dar dinheiro para que a Autoridade Palestina possa continuar pagando terroristas”.

Ainda de acordo com o jornalista, qualquer tentativa de Israel de se defender será tachada como um genocídio por toda a grande mídia ao redor do mundo com o apoio da ONU, da Europa e dos EUA. “Israel conta nos dedos seus amigos”.

O jornalista Italo Lorenzon, durante o Boletim da Manhã desta terça-feira (11), também analisou o caso e ressaltou ainda a importância do atual posicionamento de Israel.

“Israel é a única democracia moderna do Oriente. É o único país que consegue segurar o expansionismo de vários países árabes da região – e não só árabes. A Turquia, a própria Arábia Saudita, o Irã, a Síria”, apontou o jornalista.

“Por exemplo, as Colinas de Golã são parte da Síria, [mas] ocupada por Israel. Israel até admite que é uma ocupação, que não é território deles, e sabe por que eles não devolvem? Porque as Colinas de Golã são um ponto estratégico perfeito para lançar mísseis contra Israel. Daquele ponto você consegue mandar mísseis para todo o Israel, você apaga Israel do mapa”, concluiu Italo Lorenzon.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 21h12 - Fonte: Climatempo
11°
Pancada de chuva

Mín. 11° Máx. 16°

11° Sensação
7.2 km/h Vento
84.5% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 16°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 17°

Chuva e trovoadas
Ele1 - Criar site de notícias