MINISTRO RESPONDE A GILMAR MENDES
ERNESTO ARAÚJO ENSINA GILMAR MENDES A INTERPRETAR TEXTO
rc-b.galgane-tl-12.03.21
BRA - LÍNGUA “MATER”
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em resposta às acusações de Gilmar Mendes, resolveu nesta quinta-feira (11) explicar, ou melhor, “desenhar” sua fala para o ministro da Suprema Corte.
Após Araújo criticar uma matéria da CNN americana que difamava o presidente Jair Bolsonaro, Gilmar Mendes resolveu rebater as constatações do chanceler. Este, por sua vez, reconheceu que a Suprema Corte brasileira, na prática, tirou o poder do Governo Federal durante a pandemia.
“A CNN entendeu tudo errado sobre Brasil e Covid”, declarou Ernesto Araújo. “Após uma decisão da Suprema Corte de abril de 2020, os Governadores Estaduais — não o Presidente — têm, na prática, toda autoridade para estabelecer/ administrar todas as medidas de distanciamento social”, concluiu.
Diante da constatação do ministro das Relações Exteriores, Gilmar Mendes ficou indignado e acusou a fala do chanceler de “fake news”.
Em resposta, Ernesto Araújo declarou ao ministro da Suprema Corte: “Leia de novo, por favor”.
E continuou: “Eu disse ‘após uma decisão da Suprema Corte’ que significa ‘como consequência de’, não ‘como literalmente declarado em’. E eu disse ‘na prática’, indicando o efeito da decisão na vida real. Na prática, os governadores tomaram todas as medidas que desejavam e o governo do federal é que paga a conta”.
Aparentemente, o togado da Suprema Corte brasileira não soube interpretar o texto, e o ministro Ernesto Araújo resolveu então ajudá-lo.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 24°
Sol com muitas nuvensMín. 16° Máx. 25°
Sol com muitas nuvens