NOVO EPISÓDIO NA SAGA DA CLOROQUINA
ROSA WEBER ENVIA À PGR NOTÍCIA-CRIME CONTRA BOLSONARO
rc-b.lima-tl-22.02.21
BRA/STF-CLOROQUINA
A ministra Rosa Weber, Supremo Tribunal Federal (STF) enviou a Procuradoria-Geral da República (PGR) uma notícia-crime apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra o presidente Jair Bolsonaro, por indicar o uso de cloroquina para o tratamento precoce contra a Covid-19.
Com a decisão da ministra, caberá agora à PGR decidir sobre a abertura de uma investigação, solicitada pelo partido de Ciro Gomes, opositor do atual governo.
PDT protocolou a notícia-crime no STF em 9 de fevereiro, afirmou o portal Uol.
Na ação o partido, acusa Bolsonaro de colocar em risco a vida da população ao indicar o uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento contra covid-19.
No documento, o PDT cita a produção de comprimidos da cloroquina no Brasil como “prova” de um suposto crime do governo Bolsonaro.
“Todos os estudos apontaram que o remédio [cloroquina] não interfere no quadro do paciente com o vírus nem reduz chances de contágio. Mesmo diante disso, o Presidente da República e o Ministério da Saúde lançaram campanha para a utilização de tratamento precoce contra a COVID-19, especificamente com a criação do aplicativo “TrateCov”, em que se recomendava o uso da cloroquina”, argumenta a sigla em um trecho do documento.
Porém, conforme o Terça Livre já noticiou, diversos estudos nacionais e internacionais já apontaram a eficácia do tratamento precoce com hidroxicloroquina em diminuir o número de internações e mortes por contaminação do coronavírus.
O PDT tem sido um dos partidos que mais tentam impedir a atuação do governo federal, especialmente durante a crise provocada pelo vírus chinês.
Em abril de 2020, o partido pediu ao STF que impedisse a atuação do poder executivo na liderança do combate a Covid-19 no Brasil, o que deu a governadores e prefeitos o poder para determinar medidas restritivas em todo país.
A notícia-crime agora apresentada vem na esteira de diversas outras que o próprio PDT já protocolou.
Ciro Gomes, uma das cabeças da sigla, já defendeu publicamente a morte de Jair Bolsonaro.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 27°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 20° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.