Quinta, 17 de Junho de 2021 20:55
Mundo AST-PLANETAS

O FIM DO MUNDO FOI MAL CALCULADO...

OU ESTARIAM OS MAIAS CERTOS NAS SUAS PREVISÕES?

27/11/2020 20h02 Atualizada há 7 meses
505
Por: Rui Candeias Fonte: rc-ton müller- vm
O FIM DO MUNDO FOI MAL CALCULADO...

O FIM DO MUNDO FOI MAL CALCULADO...

OU ESTARIAM OS MAIAS CERTOS NAS SUAS PREVISÕES?

rc-ton müller- vm-27.11.20

AST-PLANETAS

(ASSISTA AOS VÍDEOS, AO FINAL DA MATÉRIA)

O Alinhamento planetário dos Maias vai acontecer em 21/12/20.

No dia 21 de dezembro, os planetas formarão o alinhamento mais próximo já visto desde 1226 — depois, o evento deve se repetir apenas em 400 anos.

Prepare-se para a noite do dia 21 de dezembro: Júpiter e Saturno terão o alinhamento m próximo no nosso céu desde a Idade Média, segundo astrônomos da Rice University, nos EUA. A última vez que este fenômeno ocorreu foi no dia 4 de março de 1226, calculam os especialistas.

Júpiter e Saturno têm se aproximado no céu da Terra desde o inverno. De 16 a 25 de dezembro, os dois serão separados por menos do que o diâmetro de uma lua cheia. “Alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais, mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa da proximidade dos planetas”, disse, em nota, Patrick Hartigan, astrônomo da Rice University.

Embora a visão o fenômeno seja melhor em regiões mais próximas à Linha do Equador, o evento poderá ser observado em qualquer lugar da Terra — se o clima permitir, é claro. Segundo Hartigan, a dupla planetária aparecerá todas as noites na parte inferior do céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr do sol. “Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia. Para a maioria dos observadores com telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas serão visíveis no mesmo campo de visão nessa noite”, afirma.

De acordo com o astrônomo, quanto mais ao norte o observador estiver, menos tempo ele terá para vislumbrar a conjunção antes que os planetas afundem abaixo do horizonte. Mas, felizmente, os planetas estarão brilhantes o suficiente para serem vistos no crepúsculo, que pode ser o melhor momento para quem mora nos EUA observar a conjunção. Depois disso, o par não fará uma aparição como essa até algum dia de 2400.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 20h51 - Fonte: Climatempo
11°
Chuva

Mín. 11° Máx. 16°

11° Sensação
7.2 km/h Vento
84.5% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 16°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 17°

Chuva e trovoadas
Ele1 - Criar site de notícias