Domingo, 25 de Outubro de 2020 07:13
Mundo SAÚ - CÂNCER

CÂNCER TEM POSSIBILIDADE DE CURA

CIENTISTAS DESCOBRIRAM FORMA DE TRAVAR A DOENÇA

29/09/2020 19h59
499
Por: Rui Candeias Fonte: rc-nm
CÂNCER TEM POSSIBILIDADE DE CURA

CÂNCER TEM POSSIBILIDADE DE CURA

CIENTISTAS DESCOBRIRAM FORMA DE TRAVAR A DOENÇA

rc-nm © shutterstock-29.09.20

SAÚ - CÂNCER

A descoberta abre a porta para tratamentos mais eficazes contra os cancros considerados mais mortíferos, segundo investigadores do Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute, nos Estados Unidos.

Cientistas afirmam ter identificado o 'calcanhar de Aquiles' do cancro, aumentando assim a esperança de uma cura para uma das doenças que mais mata em todo o mundo (suplantada apenas pelas doenças cardiovasculares). 

Nas experiências realizadas, o tamanho de tumores agressivos em ratos diminuiu significativamente -, deixando os tecidos novamente saudáveis. 

Tal foi alcançado através do bloqueio de proteínas denominadas de 'poros nucleares complexos', vias que regulam a circulação de substâncias de dentro para fora e vice-versa no centro de comando das células. 

O líder do estudo, o professor Maximiliano D'Angelo, do Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute em La Jolla, na Califórnia, disse: "os poros naturais complexos são as portas pelas quais passam e entram todos os materiais em direção ao núcleo das células". 

"Como as células cancerígenas crescem e dividem-se rapidamente, têm de criar mais poros complexos", acrescentou.

"O nosso estudo é o primeiro a demonstrar que ao bloquear a formação dessas portas nucleares é possível selecionar e matar as células de cancro". 

Os tumores crescem e disseminam-se pelo corpo - ou metastatizam - devido ao transporte de moléculas através dos poros nucleares. 

O estudo, publicado no periódico Cancer Discovery, previne esse processo. A técnica do professor D'Angelo ataca somente as células cancerígenas -, tornando-a segura para os seres humanos.

Ele e uma equipa de investigadores procederam ao transplante de células humanas tumorais em roedores. 

Foram utilizados três tipos diferentes de células - melanoma, leucemia e cancro do intestino -, conhecidos por serem particularmente dependentes das referidas 'portas' de entrada. 

No fim da experiência os cientistas detectaram que os tumores haviam diminuído em todos os ratos, e o seu crescimento tinha desacelerado. 

Agora que ficou provado que abordagem funciona, os investigadores estão a tentar produzir um fármaco capaz de bloquear os poros nucleares complexos. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 07h13 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 24°

21° Sensação
3 km/h Vento
90.8% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias