Terça, 29 de Setembro de 2020 20:59
Mundo TEC-PNEUS

PNEU QUE NÃO FURA

PANDEMIA NÃO TRAVA NOVA TECNOLOGIA

24/08/2020 21h14 Atualizada há 1 mês
265
Por: Rui Candeias Fonte: rc-vm-af
PNEU QUE NÃO FURA

PNEU QUE NÃO FURA CHEGANDO AO MERCADO

PANDEMIA ATRASOU EVOLUÇÃO DOS AIRLESS, MAS NÃO TRAVA NOVA TECNOLOGIA

rc-vm-af-24.08.20

TEC-PNEUS

(vídeos ao final da matéria)

A Pandemia também atrasou o desenvolvimento da nova geração de pneus 'airless', mas os fabricantes não travam a aposta em nova tecnologia.

O avanço dos pneus ‘run flat’ veio resolver alguns dos contratempos mais frequentes para um automobilista na estrada, ao permitir, em caso de furo, continuar a rolar em segurança até ao local ideal para substituir uma roda. Mas os grandes fabricantes já trabalham no próximo passo, em uma gama de pneus que não necessitam de ar no seu interior e não furam.

A Bridgestone diz ter a tecnologia pronta para lançar primeiro nos veículos de duas rodas em 2022 e contava ter uma frota exclusiva de bicicletas para servir de apoio à organização durante a realização da edição deste ano dos Jogos Olímpicos de Verão, em Tóquio, entretanto cancelada, devido à crise pandémica

Já a Michelin revelou que desenvolveu um pneu que permite contornar todos os handicaps das outras ‘borrachas’ no mercado (um pneu ‘run flat’ fica inutilizado depois de furado e não resiste a rasgões de maiores dimensões), cumprindo sem percalços e por muitos mais quilómetros a sua função. O modelo, com o nome Uptis, destina-se a todo o tipo de veículos ligeiros e foi desenvolvido para anular os perigos, bem como o tempo de inatividade e os custos associados a cada pneu inutilizado.

Tecnicamente, as diferenças para os pneumáticos comuns estão na avançada estrutura de raios no interior da roda, construídos em resina termoplástica reciclável, que se expandem para suportar o peso. O conceito elimina as paredes laterais e substitui a almofada de ar por uma estrutura que liga o pneu diretamente à jante, construída em alumínio para contenção do peso de todo o conjunto (22,5 kg).  

A marca francesa está já a testar o seu novo pneu anti-furo, que deverá estar pronto em 2024.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 20h45 - Fonte: Climatempo
15°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 23°

15° Sensação
8.7 km/h Vento
81.8% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias