Terça, 29 de Setembro de 2020 22:02
Mundo OMS-PANDEMIA

FIM DA PANDEMIA EM DOIS ANOS

OMS PREVÊ TÉRMINO DA COVID-19

21/08/2020 20h30
259
Por: Rui Candeias Fonte: rc-nmb
FIM DA PANDEMIA EM DOIS ANOS

FIM DA PANDEMIA EM DOIS ANOS DIZ OMS

ABORDANDO SEGUNDA ONDA DE SURTOS NO MUNDO, OMS PREVÊ TÉRMINO DA COVID-19

rc-nmb © reuters-21.08.20

OMS-PANDEMIA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse esperar que a pandemia de coronavírus acabe em menos de dois anos. "A nossa esperança é acabar com esta pandemia em menos de dois anos", disse o diretor-geral, apontando as vacinas como as "ferramentas novas" para se alcançar esse fim.

Na coletiva de imprensa desta sexta-feira, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, realçou, citado pela Reuters, que a pandemia da gripe espanhola de 1918 levou dois anos para acabar e destacou o papel que a evolução da tecnologia pode assumir atualmente.

“A nossa situação agora com mais tecnologia, com mais conectividade, o vírus tem melhores hipóteses de se propagar, de se mover com rapidez”, referiu o responsável da OMS. Mas em contrapartida, atualmente “temos a tecnologia e o conhecimento para travá-lo”, acrescentou Adhanom.

Na coletiva também foi abordada a segunda onda de surtos em vários países no mundo. “Estes países servem de aviso para aqueles que estão tendo uma tendência de descida de casos. O progresso não significa vitória. As pessoas continuam a ser suscetíveis ao vírus”, ressalvou Adhanom.

E numa semana em que muito se falou na vacina contra a Covid, o diretor-geral da OMS reforçou que "a vacina será uma ferramenta vital, esperemos que tenhamos uma o mais rápido possível, mas não há garantia de que isso ocorrerá", afirmou, acrescentando que, por agora, o combate à propagação do coronavírus que causa a covid-19 tem de ser feito com outras ferramentas, como o distanciamento físico, a higienização das mãos e o uso de máscaras, e com "ajustes à vida diária".

Já o diretor-executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS, Mike Ryan, lembrou ainda, apoiando-se na História, que os vírus respiratórios pandêmicos se tornam sazonais com o passar do tempo. "Esperemos que haja vacinas para controlar a pandemia", reforçou.

A pandemia da covid-19 já provocou pelo menos 793.847 mortos e infectou mais de 22,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

A Covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus detectado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e que se propagou rapidamente pelo mundo.

    Nenhum comentário
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários
    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Barra Velha - SC
    Atualizado às 21h46 - Fonte: Climatempo
    16°
    Poucas nuvens

    Mín. 13° Máx. 23°

    16° Sensação
    11 km/h Vento
    76.1% Umidade do ar
    90% (5mm) Chance de chuva
    Amanhã (30/09)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 16° Máx. 28°

    Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
    Quinta (01/10)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 19° Máx. 33°

    Sol com algumas nuvens
    Ele1 - Criar site de notícias