Domingo, 27 de Setembro de 2020 15:40
Brasil BRA – COVID-19

O VÍRUS PERMANECE NO AR

ESTAMOS CERCADOS POR COVID-19 POIS FIXA-SE NO AR EM ESPAÇOS FECHADOS

14/08/2020 20h36
226
Por: Rui Candeias Fonte: rc-nm
O VÍRUS PERMANECE NO AR

O VÍRUS PERMANECE NO AR

ESTAMOS CERCADOS POR COVID-19 POIS FIXA-SE NO AR EM ESPAÇOS FECHADOS

rc-nm © shutterstock-13.08.20

BRA – COVID-19

presença e transmissão do SARS-CoV-2, pode ocorrer de forma insuspeita através do ar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um novo estudo brasileiro revela a presença do novo coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19, durante horas em amostras recolhidas do ar.

Nesse sentido, uma equipa de cientistas da startup Omni-electronica, residente na incubadora USP-IPEN-Cietec, no Brasil, tem realizado testes no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HC-FMUSP), de modo a estudar a proliferação na atmosfera do novo coronavírus, conforme informações avançadas num artigo publicado na reconhecida revista Galileu. 

Os cientistas utilizaram o sistema de monitorização do ar Spiri capaz de controlar, ao vivo, indicadores da Qualidade do Ar Interior (QAI) - tais como a concentração de dióxido de carbono (CO2) -, elemento denunciador se a zona interior de um edifício está ajustada à saúde e ao bem-estar dos indivíduos. 

Durante a experiência, e ao analisarem as mais de 20 amostras recolhidas até ao momento, os investigadores detectaram o coronavírus suspenso no ar. Porém, as análises realizadas pelo Spiri, são encorajadoras, já que tudo indica que a devida ventilação desses locais, através da circulação do ar com janelas abertas, pode diminuir a probabilidade de contaminação pelo SARS-CoV-2. 

Ainda assim, e conforme explica a Galileu há fatores agravativos a ter em conta. Segundo Arthur Aikawa, CEO da Omni-electronica e líder da pesquisa, a poluição é um deles, isto porque o vírus suspenso fica 'preso' nas partículas microscópicas de poluentes existentes na atmosfera.

“Adicionalmente, a acumulação de pessoas também torna o ar carregado. Por isso, fazer o ar circular é importante para a manutenção de um ambiente mais limpo", elucida Aikawa.

Para o especialista, este estudo pode e deve servir como base para a formulação de políticas públicas de saúde funcionais para um mundo pós quarentena e para evitar contaminações subsequentes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 15h30 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 30°

29° Sensação
13.5 km/h Vento
61.7% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias