Quinta, 06 de Agosto de 2020 22:17
Portugal POR – COVID-19

PRIMEIRO RESPIRADOR PORTUGUÊS

O EQUIPAMENTO JÁ PODE SER DISTRIBUÍDO PARA O MERCADO E EXPORTADO

16/07/2020 20h40 Atualizada há 3 semanas
390
Por: Rui Candeias Fonte: rc-sn
PRIMEIRO RESPIRADOR PORTUGUÊS

PRIMEIRO RESPIRADOR PORTUGUÊS

O EQUIPAMENTO JÁ PODE SER DISTRIBUÍDO PARA O MERCADO E EXPORTADO

rc-sn – 16.07.20

POR – COVID-19

Infarmed deu autorização ao Atena.

Há uma semana, o Atena, desenvolvido pelo CEIIA, começou a chegar a hospitais portugueses.

Agora, o primeiro respirador português já tem autorização da Autoridade do Medicamento e pode ser utilizado nos cuidados intensivos.

Este pode ser um passo também para a exportação, numa altura em que a pandemia do novo coronavírus levou a uma corrida aos ventiladores.

SPA ATRIBUI PRÊMIO AO CEIIA E UNIVERSIDADE DO MINHO POR CRIAÇÃO DE "VENTILADOR"

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) revelou esta quarta-feira ter atribuído o Prêmio de Criatividade Tecnológica ao CEiiA (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel) e à Universidade do Minho/Escola de Medicina, pelo desenvolvimento de um ventilador pulmonar.

Em comunicado, a SPA destaca que o CEiiA "decidiu aplicar as suas competências e funcionamento em rede para ajudar no combate à pandemia” e, em parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho, "realizou o feito notável e único de, em apenas 45 dias, desenvolver, produzir e testar um ventilador pulmonar com o intuito de salvar vidas a nível global -- o ventilador Atena, que atualmente já está a ser exportado".

O projeto esteve a cargo de uma equipa de "120 engenheiros e vários médicos e investigadores" e contou com a colaboração "de instituições médicas, com a indústria e especialistas de diversas áreas, incluindo intensivistas, pneumologistas, anestesistas e internistas de hospitais públicos e privados".

A SPA lembra que "decidiu instituir um Prêmio de Criatividade Tecnológica para premiar investigadores ou projetos que se distinguissem no combate à pandemia e à sua expansão".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lisboa - DF

Lisboa - Distrito Federal

Sobre o município
Lisboa é a capital de Portugal, situada na costa. Do imponente Castelo de São Jorge, a vista abrange as construções em tons pastel da cidade antiga, o estuário do Tejo e a Ponte 25 de Abril. Perto dali, o Museu Nacional do Azulejo exibe 5 séculos de azulejos decorativos. Nas proximidades de Lisboa, há uma sequência de praias do Atlântico, entre elas Cascais e Estoril.População: 504.718 (2016)Faculdades e universidades: Universidade de Lisboa
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias