Sábado, 28 de Novembro de 2020 07:14
Mundo AST-NOVO PLANETA

ENCONTRADO PLANETA 5 VEZES MAIOR QUE A TERRA

A 198 ANOS-LUZ DE DISTÂNCIA NA CONSTELAÇÃO DE CAMELOPARDALIS

07/07/2020 19h40
472
Por: Rui Candeias Fonte: rc - daniele cavalcante – canaltech –
ENCONTRADO PLANETA 5 VEZES MAIOR QUE A TERRA

ENCONTRADO PLANETA 5 VEZES MAIOR QUE A TERRA

A 198 ANOS-LUZ DE DISTÂNCIA NA CONSTELAÇÃO DE CAMELOPARDALIS

rc - daniele cavalcante – canaltech – 07.07.20

AST-NOVO PLANETA

Astrônomos da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriram um novo planeta na órbita da TOI-1728, uma estrela inativa do tipo M0, localizada a 198 anos-luz de distância na constelação de Camelopardalis. Embora a estrela de 7,1 bilhões de anos seja menor e menos massiva que o Sol, o planeta é 5 vezes o tamanho da Terra.

O TOI-1728b, nome dado ao planeta por ter sido o primeiro já encontrado neste sistema estelar, gira ao redor de sua estrela a cada 3,5 dias em uma órbita circular. Ou seja, um ano por lá dura apenas 3,5 dias terrestres. Este mundo tem 26,8 vezes a massa do nosso planeta, e por isso os astrônomos o classificam como um super-Netuno.

De acordo com a equipe responsável pela descoberta, este é “o maior super-Netuno em trânsito em torno de uma hospedeira anã M” já descoberto. Para encontrá-lo, eles utilizaram primeiro os dados do telescópio TESS e, depois, observaram várias passagens do objeto pela sua estrela com o telescópio Richard S. Perkin no campus das Faculdades Hobart e William Smith, além do telescópio Penn State Davey.

Considerando sua massa e tamanho relativamente grandes, o TOI-1728 pode ser muito interessante no estudo de mundos, preenchendo uma lacuna existente nos diagramas astronômicos entre os planetas mais leves do tamanho de Netuno e os planetas jupiterianos, que são mais pesados e ​​conhecidos por orbitar anãs M, de acordo com os pesquisadores.

Além disso, a equipe também observou a estrela hospedeira usando o espectrógrafo Habitable-Zone Planet Finder, que fica no Telescópio Hobby-Eberly. Os astrônomos cogitam que este mundo seja um candidato interessante para espectroscopia “que pode ser usada para restringir a formação de planetas e modelos evolutivos”.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 06h55 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 28°

21° Sensação
9.7 km/h Vento
87.7% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias