Terça, 14 de Julho de 2020 14:57
Mundo AST – KOI-456.04

ESTRELA SIMILAR AO SOL E EXOPLANETA IDÊNTICO À TERRA

O EXOPLANETA ESTÁ LOCALIZADO A UMA DISTÂNCIA APROXIMADA DE 3 MIL ANOS-LUZ

08/06/2020 19h48 Atualizada há 1 mês
305
Por: Rui Candeias Fonte: rc – ton müller – vm
ESTRELA SIMILAR AO SOL E EXOPLANETA IDÊNTICO À TERRA

ESTRELA SIMILAR AO SOL E EXOPLANETA IDÊNTICO À TERRA

O EXOPLANETA ESTÁ LOCALIZADO A UMA DISTÂNCIA APROXIMADA DE 3 MIL ANOS-LUZ

rc – ton müller – vm – 08.06.20

AST – KOI-456.04

Um estudo publicado no Astronomy & Astrophysics nesta quinta-feira (04) revelou a descoberta e existência num sistema invertido (tipo espelho) do nosso, de um planeta com características semelhantes à Terra, incluindo seu período orbital. O chamado KOI-456.04, tem pelo menos o dobro do tamanho da Terra e orbita a estrela Kepler-160, conhecida por ser muito parecida com o Sol.

O exoplaneta está localizado a uma distância aproximada de 3 mil anos-luz. Segundo o Instituto de Pesquisa do Sistema Solar da Alemanha, responsável pelo estudo, trata-se de “mais do que outro mundo potencialmente habitável”, já que sua estrela emite uma luz “muito parecida com a que vemos na Terra”.

A imagem compara a relação entre o Sol e a Terra com a relação entre o exoplaneta e a estrela Kepler-160

Grande parte dos exoplanetas com condições favoráveis à vida humana são iluminados por estrelas anãs vermelhas, conhecidas por explosões capazes de tornar esses mundos inabitáveis — o que não se aplica ao caso do recém-descoberto KOI-456.04.

O planeta está localizado em um local que favorece a formação de água líquida em sua superfície, mas ainda não se sabe as propriedades de sua atmosfera — portanto, não é possível confirmar se este mundo é ideal ou não para a vida. A equipe de pesquisadores suspeita que seu sistema seja composto por quatro planetas.

Apesar de todas as informações descobertas, o instituto alerta que o KOI-456.05 pode ser apenas um erro estatístico, considerando que existe 15% de chances que este corpo celeste não seja de fato um planeta. Os pesquisadores esperam que um telescópio possa confirmar a classificação futuramente.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 14h49 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 18°

16° Sensação
5.9 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Quinta (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 19°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias