Domingo, 05 de Julho de 2020 22:17
Mundo ONU – COVID-19

GUTERRES CONCLAMA À UNIÃO CONTRA VÍRUS QUE NOS FAZ AJOELHAR

S.G. DA ONU ESTEVE NESTA SEGUNDA-FEIRA DANDO ENTREVISTA À ANTENA DA RTP

08/06/2020 19h36 Atualizada há 3 semanas
294
Por: Rui Candeias Fonte: rc – anabela s. dantas – nm
GUTERRES CONCLAMA À UNIÃO CONTRA VÍRUS QUE NOS FAZ AJOELHAR

GUTERRES CONCLAMA À UNIÃO CONTRA VÍRUS QUE NOS FAZ AJOELHAR

S.G. DA ONU ESTEVE NESTA SEGUNDA-FEIRA DANDO ENTREVISTA À ANTENA DA RTP

rc – anabela s. dantas – nm © getty images – 08.06.20

ONU – COVID-19

António Guterres acredita que "a grande conclusão" que se deve tirar desta pandemia do novo coronavírus é "a enorme fragilidade do nosso mundo, a enorme fragilidade das nossas sociedades, do planeta". "Trata-se de um vírus microscópico e esse vírus pôs-nos de joelhos", disse esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, em entrevista à antena da RTP.

O antigo primeiro-ministro, que tem sido uma das vozes mais sonantes no apelo à união dos estados no combate à pandemia da Covid-19, fruto das próprias exigências do cargo, aponta a doença viral como uma das várias fragilidades que ameaçam as populações, como as alterações climáticas, a não proliferação nuclear ou a desregulação do ciberespaço.

"Somos um mundo muito frágil e isso devia levar-nos a uma grande humildade e com essa humildade a uma grande unidade e grande solidariedade", disse. "O que é dramático é que quando olhamos para a Covid-19 essa unidade falhou", acrescentou, relembrando que "cada estado desenvolveu a sua estratégia própria", muitas vezes ao arrepio das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"O resultado está à vista", lamenta o antigo líder do PS, refletindo sobre uma "pandemia que se move de país para país, que pode ter segundas vagas" e apontando uma grande descoordenação a nível global.

"E a solidariedade também não tem sido muita. É verdade que os países mais desenvolvidos têm apresentado um volume grande de recursos para limitar o impacto económico e social da pandemia, mas os países em desenvolvimento têm tido enormes dificuldades, quer para combater a doença, quer para minorar os terríveis problemas que suas populações estão a sofrer no plano económico e social", acrescentou.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 22h10 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 23°

18° Sensação
4.2 km/h Vento
74.3% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias