Sábado, 06 de Junho de 2020 05:21
Mundo ESP - TERRORISMO

PRESO EM ESPANHA SUSPEITO DE PLANEJAR ATAQUE TERRORISTA

DETIDO EM BARCELONA PELA GUARDA CIVIL ESPANHOLA COM AJUDA DO FBI

08/05/2020 19h58
188
Por: Rui Candeias Fonte: rc - nm
PRESO EM ESPANHA SUSPEITO DE PLANEJAR ATAQUE TERRORISTA

PRESO EM ESPANHA SUSPEITO DE PLANEJAR ATAQUE TERRORISTA

DETIDO EM BARCELONA PELA GUARDA CIVIL ESPANHOLA COM AJUDA DO FBI

rc - nm © dr – 08.05.20

ESP - TERRORISMO

A polícia espanhola anunciou hoje a detenção de um cidadão marroquino suspeito de planejar um ataque terrorista durante a atual crise da covid-19 em nome do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).

A Guarda Civil espanhola revelou que a detenção aconteceu em Barcelona, capital da região da Catalunha, e que teve a ajuda do FBI (polícia federal dos Estados Unidos) e das forças de segurança do Reino de Marrocos.

A força de segurança espanhola acrescentou que estava vigiando o suspeito há quatro anos, mas que o seu "processo de radicalização" tinha sido acelerado recentemente, durante o confinamento social na Espanha, que começou em 15 de março, para controlar o surto da covid-19.

O detido vai ser ouvido na próxima segunda-feira por um juiz da Audiência Nacional, um tribunal especial que trata dos casos de especial importância, como delitos contra a Coroa ou membros de Governos ou delitos de crime organizado (terrorismo, narcotráfico ou falsificação de moeda, entre outros).

O magistrado irá decidir nessa audiência se o detido deve ser enviado para a prisão num caso que foi declarado como devendo ser tratado de forma reservada, segundo fontes jurídicas citadas pela agência Efe.

Os investigadores suspeitavam que o homem detido tinha sido influenciado pelos apelos feitos pelo EI para que os seus seguidores realizarem ataques nos seus países de residência.

A Guarda Civil afirmou que o suspeito tinha feito "declarações públicas" da sua lealdade à organização 'jihadista' e do seu ódio aos países ocidentais nas redes sociais.

Os investigadores temiam que ele estivesse planejando um ataque, talvez com uma faca ou com um veículo, em Barcelona, depois de o terem observado a quebrar as regras de confinamento do novo coronavírus para se deslocar pela cidade, possivelmente à procura de um alvo.

Desde que o alerta antiterrorista aumentou para o nível quatro em Espanha, em 26 de junho de 2015, a Guarda Civil reforçou os mecanismos e a investigação de ameaças terroristas, especialmente em pessoas envolvidas em processos de radicalização que podiam levar à sua deslocação para zona de conflitos armados ou à prática de atentados nos seus países de residência.

Este reforço também foi intensificado desde a declaração do estado de emergência em 14 de março último, perante a possibilidade do EI, ou outra organização terrorista, poder tirar partido do cenário sanitário para multiplicar os efeitos de um atentado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 05h12 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 23°

17° Sensação
14.9 km/h Vento
95.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Segunda (08/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
código HTML GestãoClick - Sistema ERP Online
Ele1 - Criar site de notícias