Sábado, 06 de Junho de 2020 04:14
Brasil BRA/TEC-CIBERATAQUES

BRASIL COMO EVENTUAL ALVO DE CIBERATAQUES DURANTE PANDEMIA

MICROSOFT AVISA: CIBERATAQUES COM TEMA DE CORONAVÍRUS EM TODO O MUNDO

07/05/2020 21h48
143
Por: Rui Candeias Fonte: rc – nm – folhapress
BRASIL COMO EVENTUAL ALVO DE CIBERATAQUES DURANTE PANDEMIA

BRASIL COMO EVENTUAL ALVO DE CIBERATAQUES DURANTE PANDEMIA

MICROSOFT AVISA: CIBERATAQUES COM TEMA DE CORONAVÍRUS EM TODO O MUNDO

rc – nm – folhapress © shutterstock – 07.05.20

BRA/TEC-CIBERATAQUES

A Coreia do Norte atacou o Vietnã, que atacou a China, que atacou os Estados Unidos, que disseram que não atacaram ninguém.

Em meio à pandemia de coronavírus, governos ao redor do mundo têm aproveitado a situação para lançar ciberataques contra adversários -muitas vezes, utilizando a própria Covid-19 como isca.

"Para hackers, crises são uma oportunidade, e alguns grupos financiados por Estados claramente veem a pandemia como uma chance de conduzir operações virtuais", afirma Christian Ruhl, pesquisador da Universidade da Pensilvânia (nos EUA).

Para Lindsay Kaye, diretora da empresa de inteligência Recorded Future, o cenário atual é uma espécie de tempestade perfeita para esse tipo de ação. "Neste momento de incerteza em torno do vírus, com muitas mudanças de regras e de paradigmas na sociedade e com o desejo contínuo de obter informações sobre esse assunto, há muitas oportunidades para esses atores aproveitarem."

E o Brasil tem sido um dos principais alvos deste tipo de ataque, diz Karim Hijazi, diretor-executivo da empresa americana de cibersegurança Prevailion. Uma análise da empresa mostra o país ao lado dos Estados Unidos e da Rússia como os que mais sofreram com esse tipo de ação durante a pandemia.

Um estudo da equipe de segurança do Google também apontou que o Brasil foi alvo de ao menos um ataque realizado por um grupo estatal, mas não há detalhes sobre quem executou a ação e sobre qual era exatamente seu objetivo.

Para Hijazi, nações que enfrentam maiores problemas no combate ao coronavírus estão ainda mais vulneráveis aos ciberataques, já que por vezes a segurança online acaba sendo deixada de lado nesses momentos de crise.

É o caso, por exemplo, de quem precisou trabalhar em home office durante a pandemia. Isso porque a proteção contra os ataques virtuais, costuma ser menor em casa do que no escritório. Como um todo, os ciberataques aumentaram durante a pandemia ao redor do planeta, diz Hijazi.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Atualizado às 04h06 - Fonte: Climatempo
18°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 23°

18° Sensação
14.3 km/h Vento
95% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Segunda (08/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
código HTML GestãoClick - Sistema ERP Online
Ele1 - Criar site de notícias