Sexta, 30 de Julho de 2021 13:10
Timor L TMP - POLÍTICA

FRETILIN ACEITA PARTICIPAR EM NOVO GOVERNO TIMORENSE SE LIDERAR EXECUTIVO

MAJORITÁRIO NO PARLAMENTO, O PARTIDO DE OPOSIÇÃO PROPÕE-SE COMO SOLUÇÃO À CRISE POLÍTICA NO PAÍS

14/02/2020 20h20
359
Por: Rui Candeias Fonte: redação – notícia ao minuto – lusa
FRETILIN ACEITA PARTICIPAR EM NOVO GOVERNO TIMORENSE SE LIDERAR EXECUTIVO

FRETILIN ACEITA PARTICIPAR EM NOVO GOVERNO TIMORENSE SE LIDERAR EXECUTIVO

 

MAJORITÁRIO NO PARLAMENTO, O PARTIDO DE OPOSIÇÃO PROPÕE-SE COMO SOLUÇÃO À CRISE POLÍTICA NO PAÍS

redação – notícia ao minuto – lusa © lusa – 12.02.20

TMP - POLÍTICA

"Sim, participaremos em qualquer Governo, mas o novo Governo deve ser formado pela Fretilin e liderado pela Fretilin com o primeiro-ministro ou chefe do executivo da Fretilin", afirmou à Lusa, Aniceto Guterres Lopes.

 

Apesar de afirmar que a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) está aberta a diálogo com qualquer força política e de que "seria melhor um diálogo sem pré-condições", o ex-presidente do Parlamento, diz que o partido deve liderar o novo executivo.

 

Questionado sobre opções de coligação com o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), partido de Xanana Gusmão e a maior força da coligação pré-eleitoral do atual Governo, Aniceto Lopes disse que a Fretilin está aberta a todas as opções.

 

"Temos preferência por alianças com os partidos com assento parlamentar, mas está tudo em aberto", disse.

 

"A nível das lideranças ainda não houve contatos dos partidos. Esperamos a iniciativa do Presidente da República e vamos agora aguardar e esperar para ver que partidos querem abrir o diálogo", sublinhou.

 

O líder da bancada da Fretilin comentava as declarações do Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, depois da reunião que promoveu na segunda-feira com líderes históricos do país, para a qual Xanana Gusmão foi convidado, mas onde não participou.

 

Lu-Olo explicou aos jornalistas que os participantes no encontro concordaram que eleições antecipadas são o "último recurso" para resolver a crise no país, que os partidos no parlamento devem encontrar uma solução e que, até lá, o primeiro-ministro Taur Matan Ruak continua em plenitude de funções.

 

Xanana Gusmão, por seu lado, afirmou no fim de semana em entrevista televisiva que eleições antecipadas são a única solução "justa e democrática" para a crise política no país, agravada em janeiro pelo chumbo do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2020.

 

Esse chumbo, devido aos votos contra e abstenções dos deputados do CNRT, surge depois de meses de críticas do CNRT à decisão de Lu-Olo se recusar a dar posse a mais de uma dezena de membros do Governo, a maioria do partido de Xanana Gusmão.

 

Aniceto Guterres Lopes disse que a Fretilin está pronta para ajudar a encontrar uma solução para a crise e recordou que o apelo de Lu-Olo "foi feito aos partidos e por isso qualquer aproximação ou qualquer contato cabe aos partidos".

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ásia
Sobre Ásia
Ásia - Notícias; Política; Esportes; Informações; Matérias; Artigos; Comentários e outros
Barra Velha - SC
Atualizado às 13h06 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

° Sensação
5.2 km/h Vento
41.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Domingo (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias